Vídeos | PALUÍ
759
page-template-default,page,page-id-759,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_popup_menu_push_text_top,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,transparent_content,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2,vc_responsive

A inauguração do trabalho e envolvência com crianças foi efetivamente concretizada com os dois filmes que acompanham o CD, Paluí e Navegar, editados juntamente com aquele, facto que, como se referiu, acabaria por inspirar a autora no projeto implementado e que deu origem a este livro. Pela mão do realizador Carlos Silva, do Cine Clube de Avanca, da autora e do designer Pedro Carvalho de Almeida, Paluí em vídeo narra o que um grupo de crianças dos 4 aos 12 anos de idade desenhou a partir da audição daquela obra, estava-se no ano de 2012. Navegar, uma canção de amor, é um filme construído com base nos desenhos de Helena Caspurro quando tinha cinco anos de idade, revelando a expressão, na sua forma genuinamente pueril e ingénua, do sentir da própria autora, a Leninha.

 

Os dois filmes têm sido selecionados por diversos festivais internacionais de Cinema e Animação, viajando assim pelo mundo: Espanha, Itália, França, Tunísia, Albânia, Bulgária, Arménia, República Checa, Bielorrússia, Colômbia, México, Brasil, Índia. Foram premiados no Avanca Film Festival, Cineclube de Avanca, Prémio Egas 2015 e, no mesmo ano, no XIV Sévideo – Festival de Vídeo da Sé, em Faro. Em 2014, no International Children’s Film Festival, em Lucknow, na Índia, Navegar foi nomeado para as três melhores curtas-metragens internacionais e, em outubro de 2015, fez parte do programa das comemorações dos 500 anos da chegada dos Portugueses a Timor-Leste.

 

Realizados e editados em 2013 pelo Cine Clube de Avanca, Filmógrafo, Mulher Avestruz e a Universidade de Aveiro

Chorinho, Coisa Preta, Diz a Teresa, Foge Rato, Medo, Menino com Bicho e Ver são os temas que as crianças animaram em vídeo, sob a orientação da equipa do CREM. Foram realizados com base nos trabalhos de expressão visual e plástica desenvolvidos nas escolas, concretizando um dos objetivos do projeto. Envolvem desenhos a lápis e tinta, cortes e colagens com papel, moldagem em plasticina e outros materiais, como lãs, plásticos, vários tipos de desperdício, etc. Tendo habitado o espetáculo Paluí realizado no Cineteatro António Lamoso, bem como outros concertos entretanto apresentados no país, foram editados pelo CREM.