Este site apresenta Paluí enquanto espaço ou caminho de investigação e criação artística, dando a conhecer a matéria musical e poética que deu à luz o seu nome e existência, e, assim, razão de toda essa trajetória: um CD de canções e letras originais, editado em 2013. Dado o seu carácter dinâmico e em constante desenvolvimento, a organização do site reflete a trajetória cronológica dos trabalhos e estudos entretanto concretizados no país, desde a sua gestação em música e no referido álbum; particularmente, o primeiro projeto, do qual resultou a cocriação e edição do livro Paluí: Viagem por histórias sonoras que a língua portuguesa conta (2017), que este site primordialmente divulga. Constituindo o epicentro de Paluí enquanto processo de estudo, deste projeto decorre praticamente todo o desenho e espírito que modelou a abordagem visual e narrativa do site, onde as restantes experiências e pesquisas encontram abrigo.

 

Por esta razão, sugerimos que o caminhar em torno dos diversos conteúdos do site, acessíveis através do Menu, seja feito calcorreando, primeiramente, aquele que foi o projeto pioneiro, Se queres saber o que é o Paluí põe o teu dedo aqui!, contemplando as suas diferentes realizações e produtos. Estas incluem, para além do livro propriamente dito, como se referiu, um conjunto de obras e eventos de natureza artística, que, iterativamente, são dele e do seu processo criativo resultantes, tais como: videoclipes animados pelas crianças-coautoras, artefactos cénicos e sonoros, bem como, espetáculos de Música e Teatro, exposições e workshops, como a Hora do Conto com Música, etc.

 

Em “outros projetos”, no menu, é onde pode fazer desaguar a sua viagem internética, indo ao encontro dos restantes estudos e experiências de Paluí, realizados,posteriormente àquele e em contextos e comunidades distintas; deles são exibidos igualmente produtos de natureza artística e pedagógica, como filmes e documentários, ainda que tal sequência, apesar de sugerida, não seja imprescindível para ser capaz de observar e compreender qualquer um dos projetos e obras de Paluí na sua individualidade e originalidade. Inclusive o último, Paluí está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores, que, tendo sido germinado, à semelhança do projeto anterior, na obra musical de Paluí, se concretizou na cocriação de um espetáculo de música, teatro, dança e projeção de imagem, apresentado na Casa da Música (2019). Um espetáculo, que, espelhandoa natureza criativa, colaborativa, transdisciplinar e artística da investigação, bem como os propósitos sociais e inclusivos em que foi moldada, se transformou numa peça ou obra única, original, porventura, irrepetível e que este site procura também divulgar.

 

Paluí está em contínuo processo de busca, expansão e (re)invenção. Assim se explica que outros resultados produzidos e gerados pelos seus diferentes projetos,nomeadamente os que respeitam algumas das linhas de investigação e que se perspetivam consumar em artigos e publicações textuais, estejam ainda em processo de concretização. Assim como o alinhavar criativo de novos projetos para dar resposta a diferentes e renovados desafios.