Biografia | PALUÍ
747
page-template-default,page,page-id-747,page-child,parent-pageid-492,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_popup_menu_push_text_top,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,transparent_content,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2,vc_responsive

Criadora do Paluí, Professora Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, investigadora e colaboradora, respetivamente, do INET-Md e CESEM. Leccionou também nas Escolas Superiores de Educação da Guarda, Coimbra e na FCSH, Universidade Nova de Lisboa.

Pianista, cantora, compositora e letrista num género jazzístico e de fusão, editou três CDs de originais, Mulher Avestruz (2003), Colapsopira (2009) e Paluí (2013), o último comemorativo do 40º aniversário da Universidade de Aveiro, um CD Antena 1, apresentando-se em concertos dentro e fora do país.

Da sua atividade, destaca-se ainda o estudo da improvisação e compreensão musical, donde resulta sua dissertação de doutoramento Efeitos da audiação da sintaxe harmónica no desenvolvimento da improvisação , alguns artigos escritos, a criação e direção artística de vídeos musicais, espetáculos cénicos para crianças e professores na Casa da Música, como Um sonho Americano (2011) e Em Canto se Conta o Natal (2013), workshops e, ainda, trabalhos artísticos multidisciplinares. Exemplo destes é o projeto Se queres saber o que é o Paluí…põe o teu dedo aqui! Viagem por histórias sonoras que a língua portuguesa conta, implementado nas escolas do Município de Santa Maria Feira e na Universidade de Aveiro, aqui descrito.

Desde a sua publicação, em novembro de 2017, que apresenta o livro Paluí: Viagem por histórias sonoras que a Língua portuguesa conta, resultante do projeto realizado, em espetáculo musical para crianças e famílias. Nele integra música, teatro, animação infantil e projeção de vídeo. Com o ator José Geraldo, músicos e animadores como Arnaldo Fonseca e António Miguel, e ainda Pedro Carvalho de Almeida no design e projeção vídeo, continua a levá-lo a vários palcos.  

Paluí tem sido reinventado noutros projetos no país para os quais foi solicitada liderar, concretizando objetivos que também atingirão hospitais psiquiátricos e doentes mentais, como o Hospital Magalhães Lemos, no Porto.

Em junho de 2018 as canções de Paluí foram interpretadas e recriadas num Musical pelos alunos das classes de coro do Atelier Musical da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e seus diferentes Pólos, com um guião inspirado nas músicas do álbum, sob orientação e direção dos professores Nathanael Junior, Rúben Rodeia, Rúben Santos e Bruno Cochat. No mesmo ano, o projeto Paluí viajou até Baku, no Arzebaijão, tendo sido apresentado na 33rd World Conference do ISME – International Society of Music Education.

Gravou com músicos como, Brendan Hemsworth, António A. Aguiar, Arnaldo Fonseca, Mário Santos, Pedro Almeida, Carlos Mendes, Andrés Tarabbia, Filipe Monteiro, José Lima, Luís Trigo, António Miguel, Diana Basto, Inês Lamela, Nuno Aragão, Telmo Marques, Quarteto em Si, apresentando-se em concertos também com outros, como Pedro Lima Pereira, Paulo Neto.

Coculi é o mais recente tema que compôs e gravou com finalidades didáticas, uma encomenda da APEM para o site Cantar Mais, onde participaram 50 vozes de crianças das classes de Iniciação Musical do Conservatório de Calouste Gulbenkian de Braga, bem como Joana Machado Araújo e Brendan Hemsworth, com quem regularmente trabalha e produz. A gravação de um novo CD de originais constitui outro dos seus objetivos artísticos atuais.

 

Licenciou-se em Filosofia na Universidade do Porto, na de Coimbra concluiu mestrado em Ciências Musicais e cursa presentemente Direção em Sociodrama na Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Deve a sua formação clássica à Juventude Musical Portuguesa do Porto, ao Conservatório de Música da mesma cidade e a professores como Marília Vaz e Viana, Helena Sá e Costa, Lina Reis Porto, Lino Gaspar, entre outros. Com Paulo Gomes, na Escola de Jazz do Porto, alargou a sua aprendizagem a um universo que muito influenciou o seu percurso pessoal e artístico. Entre outros pedagogos e investigadores, estudou com E. Gordon, R. Grunow, Beth Bolton e Christopher Azzara em cursos realizados na Fundação C. Gulbenkian (Lisboa), Temple University (Filadélfia), Duquesne University (Pittsburgh) e Eastman School of Music (Rochester, NY).

 

Mulher AvestruzSpotify

Designer de comunicação, professor, e investigador. Bolseiro de investigação (pós-doutoramento, financiamento FCT) no Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+) e Central Saint Martins – Research, University of the Arts London (CSM–UAL).

Obteve o doutoramento em design na CSM–UAL (Brand Archives, financiamento FCT), onde lhe foi atribuída uma bolsa de pós-doutoramento (Cultural Engagement) do Arts and Humanities Research Council (AHRC). É Professor Auxiliar no curso de design do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, presentemente em licença de investigação.

É professor visitante no Central Saint Martins College of Art and Design, ENSCI – Les Ateliers Paris, e The Glasgow School of Art – School of Innovation. Tem desenvolvido conteúdos pedagógicos nas áreas da desconstrução de marcas e desenvolvimento de sistemas de identidade visual, semântica dos produtos, e métodos de investigação visuais.

Enquanto designer, colaborou com um conjunto de organizações em Portugal e no Reino Unido, incluindo grupos empresariais e editoras de música independentes. O seu trabalho ao nível da caligrafia, fotografia, fotocópia, e colagem tem caracterizado muitas das suas criações individuais e em práticas colaborativas no âmbito do design gráfico e de comunicação.

 

Unexpected Media | Orcid | College Saint Martins